«Quand vous serez plongé dans l’univers chinois, vous n’en sortirez plus !» (Edouard Chavannes  a Marcel Granet, então seu aluno, citado aqui)

————————————

  • Julho de 2007: Nestas páginas reproduzo o texto do livro publicado pela Fundação Oriente em 2001, que é,  por sua vez, uma versão da dissertação do mestrado em Teoria da Literatura e Literatura portuguesa > , na área da Literatura Comparada, apresentada em 1999, naUniversidade do Minho.

A vontade de reproduzir o livro em hipertexto é um projecto que acalento desde há já uns quatro ou cinco anos anos, mas apenas agora tive disponibilidade para levar a cabo esta tarefa.
Todas as adendas e modificações do texto originalmente publicado em 2001 serão (em princípio) sinalizadas ou ocorrerão entre parênteses rectos ou nas páginas “extra“.

  • Julho-Agosto 2012: Voltei” e tenho andado a editar aqui e ali. Acrescentei também a citação. As fontes estão agora e cada vez mais  à distância de um clique… e torna-se aliciante e viciante acrescentar os links externos que vou encontrando e ler. ler ler os textos disponíveis agora em versões digitais.

Quando penso que não usei a net para  a pesquisa original! Era deslocação e papel puro e duro…

Manuela Delgado Leão Ramos

Ir para o Índice detalhado